Olá! Vou postar aqui hoje a continuação dos posts de teoria musical. A lição de hoje é sobre escalas menores.
Posts anteriores que podem ser úteis:
Aprenda a ler partituras
Escalas Maiores
Escalas Menores
A disposição dos tons e semitons no modo menor é a seguinte: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom; ao contrário do modo maior onde é tom tom, semitom, tom, tom, tom, semitom.
Toda escala maior possui uma relativa menor. Por isso, o jeito mais simples de aprender as escalas menores é entendendo bem as escalas maiores e então aprender como encontrar as relativas.
Pode-se encontrar as relativas de duas formas:
1- Pegue o sexto grau de uma escala maior e construa uma nova escala, com os mesmos acidentes da escala maior. Essa é a relativa menor.
do-re-mi-fa-sol-la => la menor é a relativa de Do Maior
sol-la-si-do-re-mi => mi menor é a relativa de Sol Maior
Para encontrar a relativa maior de uma escala menor, é só pegar o terceiro grau da escala menor e construir uma nova escala com os mesmos acidentes.
la-si-do => Do Maior é a relativa de la menor
mi-fa-sol => Sol Maior é a relativa de mi menor
2- A partir da tônica da escala maior, conte três notas para baixo, incluindo a tônica. Essa nota é a tônica da relativa menor, que possui os mesmos acidentes da escala maior. Por exemplo:
do-si-la => la menor é a relativa de Do Maior.
sol-fa-mi => mi menor é a relativa de Sol Maior.
Para encontrar a relativa maior de uma escala menor, é só fazer o oposto e contar três notas para cima. Por exemplo:
la-si-do => Do Maior é a relativa de la menor.
mi-fa-sol => Sol Maior é a relativa de mi menor.
Obs.: Note que a armadura de clave pode influenciar no nome da escala. Por exemplo, La Maior possui os sustenidos fa, do e sol, portanto sua relativa é fa# menor, e não fa menor.
Lista das escalas maiores e suas relativas menores
Do Maior – la menor
Sol Maior – mi menor
Re Maior – si menor
La Maior – fa# menor
Mi Maior – do# menor
Si Maior – sol# menor
Fa# Maior – re# menor
Do# Maior – la# menor
Fa Maior – re menor
Si♭ Maior – sol menor
Mi♭ Maior – do menor
La♭ Maior – fa menor
Re♭ Maior – si♭ menor
Sol♭ Maior – mi♭ menor
Do♭ Maior – la♭ menor
Obs.: Se você quiser ver as escalas desenhadas, dê uma olhada no post sobre as escalas maiores. Não vou colocar todas aqui de novo pra não ficar repetitivo.
Formas da escala menor
A escala menor possui quatro formas.
Escala menor natural, pura ou primitiva: é a escala que possui os mesmos acidentes da sua relativa maior.
Escala menor harmônica: o VII grau é elevado meio tom.
Escala menor melódica: o VI e o VII graus são elevados meio tom no movimento ascendente, mas os acidentes são anulados no movimento descendente.
Escala menor bachiana: o VI e o VII graus são elevados meio tom como na melódica, mas permanecem assim no movimento descendente.
Escalas enarmônicas e homônimas
Escalas enarmônicas: são escalas formadas pelos mesmos sons, mas representados por nomes diferentes. Por exemplo, olhando aqui na imagem do teclado pra facilitar, dá pra ver que tem várias formas de representar uma mesma nota.
Mi# = Fa
Mix = Fa# (x = dobrado sustenido)
Fa# = Sol♭
Um exemplo de escalas enarmônicas seriam, então, as escalas de Si Maior e Do♭ Maior.
Escalas homônimas: são as que possuem a mesma tônica, mas são de modos diferentes. Por exemplo, La Maior e la menor, Fa# Maior e fa# menor…
Círculo das Quintas
As escalas com sustenidos, considerando-se a ordem deles (primeiro a escala sem sustenidos, depois a com um sustenido etc), sucedem-se por quintas ascendentes. As escalas com bemóis, considerando-se a ordem deles, sucedem-se por quintas descendentes.
Assim, podemos ver essa sucessão com dois Círculos das Quintas. O primeiro é o das escalas com sustenidos, em sentido horário.
O segundo é o das escalas com bemóis, em sentido anti-horário.
Espero que o post tenha ficado claro. Até a próxima! =]
Muito boa essa postagem.Eu sempre tenho problemas com armaduras e mudar escalas.Voce juntou um bom material e de uma maneira bem simples de entender.
Parabéns! Gosto muito de seus posts de teoria musical, deve ajudar muita gente que busca essas informações de forma simples!!!
Realmente, suas palavras organizadas e de fácil entendimento devem ajudar muitos iniciantes! Parabéns, Patty! Um abraço
@Vigilante do Carma:Opa, fico feliz por ajudar! Seja bem-vindo ao blog e volte sempre.@Elaphar e Paul:Assim espero! Obrigada por estarem sempre comentando!
Pingback: Como reconhecer a tonalidade de uma música | Nocturne in the Moonlight
Pingback: Aprenda a ler partituras – parte 2 | Nocturne in the Moonlight
Muito boa esse circulo de quintas. Estou estudando música e meu livro nao deixou muito claro. Esse está excelente. clariou bastante. A música nos fascina em sua exatidão.
Boa tarde
Estou procurando na Internet porque tenho dúvida como formar as escalas menores.
Gostei muito do seu Poster.
Por favor envie-me artigos sobre intervalos, Escalas Maiores e Menores, principalmente menores.
Como se formam as escalas menores.
O professor deu-nos uma explicação, mas ao estudar fiquei em dúvida.
Obrigada.
Por favor ajude-me!
Muito bom me ajudou bastante de uma forma interessante e simples de entender! valeu e Deus te abençoe mais e mais…
Legal, mais sera que está certa ?
Muito bom, ele me ajudou bastante